10º Material de Redação - Aspectos De Uma Redação De Excelência


Embora esse tipo de artigo seja um tanto que popular na internet, não consigo me conter em colocar alguns aspectos que definem, em minha concepção de corretor, uma redação como excelente ou não.

Então a redação deve:

Ser autossuficiente O texto deve ser escrito de maneira que o leitor sinta-se satisfeito com as informações obtidas, sem a necessidade de recorrer a nenhum outro artifício. O autor deve lembrar que quem lê não tem a obrigação de saber a proposta e nem informações básicas sobre o tema a ser tratado, assim como deve saber que o examinador irá esperar exatamente isso da redação.

Ser coerente, afinal é a clareza em uma tese bem apresentada, assim como nos argumentos que proporcionam a defesa deste ponto de vista, que vai definir o quão objetivo é o seu texto. Lembrando que um texto confuso no vestibular e ENEM é CRIME.

Ser objetiva. O crime do escritor está em subestimar a inteligência de seu leitor. Substitua as muitas linhas sem significado por conectivos e um vocabulário mais simples. Vá direto ao ponto, melhor um texto enxuto, com argumentos bem apresentados e lidos do que um repertório de erros de coerência, coesão e ortografia.

Ser Coesa. A forma como você articula as ideias em seu parágrafo está diretamente ligada ao vocabulário escolhido. Os conectivos e proposições vão garantir um fluxo contínuo no seu texto, tornando-o autossuficiente, coerente e objetivo.

Ter Conteúdo. Um texto pode ser lindo e maravilhoso, se ele não acrescenta nada ao leitor ele não é nada mais que um amontoado de palavras.

Autor: Felipo Bellini     Objetivo: felipobellini.com      Criação: 18/10/11

0