9º Material de Redação - A Estrutura Da Redação Do ENEM



A Estrutura Da Redação Do ENEM!

Muitos alunos perguntam exaustivamente sobre como proceder na prova do ENEM e se preocupam tanto com a forma do texto, que acabam por se perder na construção dos argumentos e elaboração da tese, passando assim um ethos falho aos seus leitores e avaliadores.

No entanto, resolvi fazer esse breve e incompleto artigo para clarear a mente de alguns, prometo, entretanto, produzir uma sequência de posts falando sobre: introdução, argumentação, contra-argumentação e conclusão e formulação de parágrafos.

Sobre o esquema da redação do ENEM, o que geralmente é passado repetidamente em salas de aulas dos cursinhos pré-vestibulares do RN e Brasil, não a mistério. Se trata de uma prosa (não-verso) dissertativo-argumentativa, onde o autor (o estudante é autor das idéias colocadas no texto e escritor das frases, expressões, períodos, parágrafos e outros elementos que constituem o texto escrito) vai discutir a situação problema e propor uma solução para a mesma.

Se formos por uma linha cronológica no artigo a ser escrito, diríamos que o início é a introdução, e que a mesma tem a função de conduzir o leitor ao texto, informando o tema a ser tratado e a posição do autor quanto ao mesmo (tese).

O meio, onde encontraríamos o desenvolvimento, que nada mais é do que o conjunto de parágrafos argumentativos, que vão fundamentar o texto através de argumentos factuais e morais, sendo em si um conjunto de tópico frasal (o argumento em si) e a justificativa do mesmo.

E por fim, teríamos a conclusão, que fecharia o texto com uma síntese do texto, em outras palavras a recolocação parafraseada da tese apresentada na introdução e um argumento moral para que o leitor tenha a sensação compromisso com a mensagem passada pelo locutor. Argumento moral esse que nada mais é, no caso do Enem, que uma proposta de solução para o problema explicitado.

Esquematizando temos:

Inicio = Introdução = TEMA + TESE = Condução do leitor ao que vai ser abordado e defendido no texto.

Meio = Desenvolvimento = Parágrafos Argumentativos (Argumentação e Contra-Argumentação) = A venda do produto, porque o leitor deve concordar com sua afirmação/tese/ponto de vista.

Fim = Conclusão = Finalizar o texto = Recolocação da Tese + Argumento Moral (proposta de solução).

Obs1 – A contra-argumentação nada mais é do que o processo de refutação, onde citamos o argumento da corrente teórica contrária para depois refutá-la, ou o processo de aceitação, onde aceitamos certas idéias da corrente contrária, sem no entanto abrir mão da nossa.

Obs 2 – Essa é a estrutura básica do gênero dissertativo-argumentativo e dependendo do que é pedido na proposta, deve ser rotulada com outras características dos tipos textuais exigidos: Artigo de Opinião e Carta Aberta.

Obs 3 – A proposta de solução pode aparecer no decorrer dos seus parágrafos e ser retomada na conclusão, o que realmente importa é que no seu texto ela seja explicada (como essa intervenção funcionaria) e suas conseqüências positivas.  

Dicas:
Mantenha-se atualizado aos grandes acontecimentos políticos e ambientais.
Leia com máxima atenção a proposta de Redação.
Os textos apresentados na proposta não podem ser ignorados, não tenha medo de citar os mesmo, é para isso que eles estão lá.
Seu texto tem que ser dissertativo argumentativo.
Escrita culta – evite linguagem popular ou gíria
Se posicione diante da solução problema.
Faça antes um rascunho, leia, tire palavras, troque expressões, mude argumentos, releia, faça um trabalho exaustivo afim da perfeição.
Tenha coerência e articule seu texto.
Proponha uma solução.
Letra legível!
Você só vai ser um bom escritor se escrever, escreva, escreva, escreva!
Se optar pelo novo acordo ortográfico, escreva tudo nas normas do novo acordo.
Se optar pelo antigo, escreva tudo pelas normas do antigo acordo ortográfico.
Concentre-se nos temas: Meio Ambiente e Relações Sociais (A grande tradição das redações do Enem diverge nesses dois temas).
Atenção a prova e nada mais!

Autor: Felipo Bellini Souza         Criação: 17/10/2011       Objetivo: http://www.felipobellini.com/

10