3ª Coluna Esportiva - Papai Noel não faz milagres


Boa tarde, leitores!
Antes de tudo, vim aqui desejar um feliz natal a todos vocês. Que DEUS abençoe todo mundo.
Ainda no clima natalino e sem muitas notícias do meio esportivo, vim aqui para deixar a minha indignação com os dois grandes clubes de Natal (ABC/RN e América/RN). Assim como em grandes empresas, o futebol também precisa de organização e planejamento para alcançar resultados satisfatórios durante o ano. Sinto que o futebol Potiguar está entrando em um total amadorismo já faz alguns anos.
Clubes como ABC e América possuem uma torcida vibrante e apaixonada. No entanto, de que adianta tudo isso se todo o ano os mesmos só brigam para não cair de divisão no Campeonato Brasileiro? Para não ser totalmente injusto em minhas declarações, vou salientar que em 2010 o ABC, através de um ótimo planejamento e a manutenção de uma base conseguiu vencer um estadual e ser campeão brasileiro da Série C. Mas são momentos solitários na recente história do futebol Potiguar.
Mesmo com o acesso à série em 1996 e em 2006, o América amargou campanhas pífias e até mesmo ridículas posteriormente. Retrato disso é que o clube não vence um campeonato estadual desde 2003. Sem organização e planejamento que se encaixem na filosofia e no caixa que os clubes possuem, a tendência é a de que todo ano os torcedores das equipes passarão por muito sofrimento. Hoje contratam 10 jogadores com períodos curtos em seus contratos e, amanhã eles vão embora como se nunca tivessem passado por aqui.
Muitos podem falar que é um mal que assola o futebol nacional. Mas existe uma grande diferença, onde perpetua um abismo financeiro entre as regiões do País. Os diretores, conselheiros, sejam lá quem for não podem ter um pensamento tão retrógrado assim. Precisamos de um futebol mais incisivo e profissional. Precisamos das equipes com uma base para tentar alcançar objetivos mais altos. Precisamos ser notados. Mas não me refiro a subir em um ano e nos demais brigarmos incessantemente para não cairmos. Precisamos de cabeças novas e pensantes, que estejam atualizados quanto às informações no mundo do futebol.
Enquanto nossos clubes vivem “brigando” uns com os outros, outros times do Nordeste são mais reconhecidos e falados pela mídia. Não pela total organização, mas ao menos pelo pouco que fazem (Vide Sport, Ceará, Náutico, Bahia, Vitória, etc). É época de Natal, mas papai Noel não faz milagres. Pedi que ao menos meu time tivesse um bom 2012 e que os dirigentes se conscientizem quanto ao caminho que pode ser adotado. O caminho da organização e do planejamento para que não ocorram mais desastres e caídas de divisão. Saudades do tempo em que eu sabia escalar meu time do 1 ao 11.  Força, futebol Potiguar!

Por: Raniery Maciel Vítor Medeiros  Em: 26/12/2011 Objetivo: www.LigadosFM.com

8