8ª Resenha Crítica: Logicomix




Saudações, leitores! Hoje sairemos um pouco da literatura, um mundo de imaginação feito de palavras e vamos para um mundo mais prático: o da lógica e da matemática! Você deve estar pensando: "Que coisa chata! Vou fechar seu post agora mesmo! Odeio matemática, odeio lógica e tenho raiva de quem gosta!". Não discuto se vocês gostam disso ou não, caros leitores. Isso é até um pouco irrelevante. Se vocês gostarem de quadrinhos, não será problema algum. Hoje resenharemos Logicomix, HQ grega de Apostolos Doxiadis e Christos Papadimitriou, publicada no Brasil pela Martins Fontes. O romance gráfico é um tratado de lógica, um registro do próprio fazer de uma história em quadrinhos e uma biografia gráfica do filósofo Bertrand Russel!

A HQ começa com uma frame story sobre a sua prodição. O alter-ego do autor Apostolos apresenta ao interlocutor como surgiu Logicomix. Mostra-nos sua conversa com Christos, co-autor, ao lhe apresentar o projeto de história de quadrinhos sobre a busca pelos fundamentos da matemática. No decorrer do livro, eles reaparecerão em diversos momentos para explicar conceitos-chave da lógica, da matemática e da filosofia ao leitor, expondo o que vários pensadores dizem sobre um assunto. Em Logicomix, tautologias, paradoxos e silogismos estão ao alcance de todos, assim como a síntese do pensamento das escolas racionalistas e do Ciclo de Viena com seu positivismo lógico (sem deixar de lado a lógica clássica).

Apostolos Doxiadis nos situa historicamente na tensão pré-Segunda Guerra Mundial. A Grã-Bretanha declara guerra à Alemanha e os norte-americanos estão preocupados com um futuro envolvimento nos conflitos da Europa. Vários grupos fazem manifestações contra a entrada dos EUA na guerra no mesmo dia em que o filósofo e matemático Bertrand Russell vai a uma universidade americana dar uma palestra sobre "o papel da Lógica nas questões humanas". Os manifestantes, que estão ocupando a universidade, pedem ao ilustre pensador que junte-se a eles em vez de palestrar. Ele, por sua vez, os convida para assistir a sua palestra, que diz ser "um ótimo começo para uma conversa sobre guerras".

Russell inicia sua palestra dizendo que ela será "a mais curta da história" e diz que seu objetivo é fornecer aos ouvintes um bom método para decidir se os EUA devem entrar na guerra ou não. Um método racional. Para tanto, eles precisam entender o que é a razão, o que é a lógica e qual é a sua relevância nas questões humanas. Para tanto, apresenta a biografia de um grande entusiasta da lógica: ele próprio. Começa a palestra por contar sua a infância na casa dos avós. Seu avô era primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Um homem importante, dono de uma invejável biblioteca em seu casarão. Através dele, o garoto começou a se interessar a provar o fruto do conhecimento, que sua avó, por outro lado, muito temia que ele experimentasse. Essa veio a ser reforçada pela estranha ausência dos pais na vida do jovem e pelos gemidos que o ele ouvia todas as noites no casarão de seus avós. Após a morte do seu avô, a sua educação foi confiada a tutores, que vieram a acentuar essa sua curiosidade. Matemática, para ele, funcionava como mágica. Ele conseguia alcançar resultados impressionantes ao utilizá-la e isso o fascinava profundamente.

Como estudante de Matemática em Cambridge, ele começa a questionar a natureza das verdades matemáticas, o que leva à filosofia. Nela, conhece as obras Leibniz e Boole, que enfim fazem com que ele se interesse pela lógica, a qual ele passa a estudar com afinco. O Russell professor, mentor de Wittgenstein, pacifista e pai de família é também parte de Logicomix. Seus casamentos, sua relação com a avó e suas amizades e atritos no mundo intelectual, os acertos e fracassos na carreira de Russell, bem como em sua vida pessoal, são bem demonstrados em Logicomix e tornam toda a trama muito interessante.

Ao fim da sua palestra, Russell nos surpreende com suas afirmações sobre a guerra e sobre como devemos tratar dela. Ele forneceu os instrumentos de avaliação ao mostrar sua história, mas, nenhuma resposta pronta à questão é dada! Cabe a cada um pensar sobre este problema, não somente pela ótica científica, mas por critérios de justiça e responsabilidade.

No livro também consta um glossário de pessoas e conceitos apresentados e uma bibliografia recomendada àqueles que pretendem se aprofundar no que a leitura já lhes provocou. Entre as recomendações, obras de Russell e Wittgenstein, personagens importantes no enredo de Logicomix.


O que eu posso criticar no título são algumas imprecisões históricas, resultantes de uma liberdade artística justificada. Elas se apresentam em encontros entre algumas personalidades, ou em estereotipação de alguns personagens (Georg Cantor, criador da Teoria dos Conjuntos, é mostrado como um velho rude e excêntrico, fanático religioso que abandona a matemática para estudar teologia e fazer jardinagem). Mas tudo é feito por uma boa razão. Na época representada por Logicomix, floresciam novas escolas de pensamentos e novos conceitos técnicos. Para melhor apresentar estes conhecimentos ao leitor, os autores chegaram a criar alguns encontros que nunca aconteceram. Ainda bem, no posfácio do livro eles esclarecem os fatos que inventaram para imprimir maior profundidade à HQ e torná-la mais interessante. Foram muito bons em fazer isso, mas certamente muitos vão continuar com as "falsas" imagens na cabeça. Isso pode ser um problema. É um problema que encontramos inclusive nas melhores reconstruções cinematográficas de biografias ou de momentos históricos. Acho que não dá para escapar totalmente disso.

Enfim, Logicomix é uma leitura tanto agradável quanto enriquecedora. Estudantes de qualquer área e curiosos de plantão, em especial interessados na história da filosofia, não podem deixar de ler esta jornada épica em busca da verdade. A matemática não é tão ruim assim, afinal! Talvez você até se convença a se tornar um matemático ou lógico. Por que não?

Logicomix pode ser adquirido nas livrarias Cultura e Saraiva por R$ 68. No site Submarino está com um precinho especial de R$ 49,90.

Ver também:

Site oficial de Logicomix

Autor: André Marinho Criação: 21/01/2012 Objetivo: www.ligadosfm.com
0