4ª Coluna Esportiva – Aumento dos Ingressos: Mal necessário ou Higienização social?


Aumento dos Ingressos: Mal necessário ou Higienização social?

Boa noite, Leitores!

O texto de hoje irá retratar a minha opinião perante o aumento dos preços nos jogos de futebol no Rio Grande do Norte. Como não tenho conhecimento de informações das equipes do interior, eu irei retratar somente os dois grandes da capital: ABC e América. Me desculpem, torcedores do Alecrim. No entanto, isso pode servir para você, de qualquer estado ou região do País.

Torcedor, quanto você acha que devemos pagar em um jogo do campeonato estadual? Acredito que o preço deve ser menor do que nas séries do Campeonato Brasileiro. Semana passada eu vi a notícia dos preços para o campeonato estadual e tomei um susto. O ABC vai cobrar 40 reais (inteira) e 20 reais (estudante). Já o América vai cobrar 34 reais (inteira) e 17 reais (estudante). Achei os preços totalmente abusivos para uma maioria da população que não possui condições de pagar tudo isso para ir à maioria dos jogos.

Muito se fala que o futebol de hoje em dia está caro. Cada vez mais as equipes precisam gastar para alcançar resultados satisfatórios. Sendo assim, umas das soluções seria a ajuda da torcida que poderia aderir ao movimento do sócio-torcedor. Concordo! O futebol realmente está caro, ser sócio-torcedor iria trazer inúmeros benefícios e ajudaríamos nossos clubes. Só que, para que isso aconteça, deve haver uma via de mão dupla.  Quero dizer que, assim como os deveres, também possuímos os direitos como torcedor. Está tudo no estatuto do torcedor.

A decisão tomada pelas diretorias nos leva a crer que estamos sendo “forçados” a nos filiarmos como sócios de nossas equipes. Mas se querem que paguemos caro, também podemos exigir o mínimo para um bom espetáculo. Coisas como: boa infra-estrutura, estacionamento de boa qualidade, segurança nos perímetros do estádio, conforto nos lugares de assento, banheiros higienizados, mobilidade (acessibilidade), locais padronizados para deficientes, ambulâncias a mais para qualquer casualidade, entre outros inúmeros serviços dos quais temos direito e podemos exigir. Fora que algumas coisas ferem o estatuto do torcedor.

O Brasil é ainda um país da desigualdade social. Se por exemplo, o time jogar 10 partidas em casa no estadual e o preço é de 40 reais, significa que ele (torcedor), no mínimo, vai gastar 400 reais em ingressos. Fora que algumas pessoas não possuem carros e precisam ir de ônibus. Ou seja, é um gasto excessivo. Esse dinheiro fará muita falta. Sendo sócio-torcedor o preço poderia sim cair. Mas quem garante que nós teremos atendido todos os nossos direitos como torcedor? A diretoria precisa ir com muita parcimônia perante esta situação. Eu sou totalmente de acordo com a opinião do jornalista dos canais ESPN, Lúcio de Castro, quando ele diz que estão fazendo uma higienização social nos estádios. Concordo!

Eu estou aqui formando a minha ideia e querendo que o leitor pense e forme a sua também. Cada vez mais as classes mais pobres estão sendo afastadas dos estádios. Sem contar a presença da família que, por medo da violência, deixa de ir muitas vezes ao jogo do seu time de coração. O preço do ingresso pode subir, mas existe uma série de fatores para que isso venha a se firmar. E, no momento, não seria o ideal.

O Marketing das equipes poderia pensar primeiramente em como atingir seu público alvo a se tornar sócio ao invés de já impor “regras”. Você acha justo pagar tão caro sabendo que algumas torcidas organizadas recebem ingressos da própria diretoria? Pois é! Esse é outro fator que incomoda o bolso de quem paga.

Não sou contra o aumento dos ingressos. Como salientei anteriormente, isso pode ocorrer desde que nós, espectadores, tenhamos os nossos direitos de segurança, conforto, acesso, etc também mais adequados e estruturados. Preços altos e condições favoráveis para um bom espetáculo.

Por: Raniery Maciel Vítor Medeiros  Em: 09/01/2012. Objetivo: www.LigadosFM.com

Este texto pertence ao blog Ligados FM - Confira: http://www.ligadosfm.com/#ixzz1izwjxrYM


Confira meu último trabalho: http://www.ligadosfm.com/2012/01/origem-brasil-destino-europa.html#axzz1izwSm6xj
11