Pages - Menu

27 de fev de 2012

11ª Coluna Esportiva - Copa de Todos?

                                                                 Copa de Todos?


Boa tarde, leitores!

Ontem eu vi em uma comunidade do Orkut – sim, eu ainda utilizo o Orkut, rs – que a Arena das Dunas (Natal/RN) estava com 11% dela concluída. Analisei com empáfia a todos os números, de todos os recursos que devem ser investidos, e dei risada. 

O motivo da risada não é decorrente apenas dos números aos quais eu analisei, mas sim da “cegueira” proveniente de muitas pessoas. Não irei entrar no debate se é certo ou errado organizar uma copa em nosso País. Até porque o processo já está aí e não tem mais como modificá-lo.

Muitas pessoas se agarram aos números das Arenas espalhadas pelo País e não enxergam que não adianta apenas isso para uma boa organização de um evento com uma magnitude tão estrondosa como a Copa do Mundo de Futebol. A Arena pode ficar lá, pronta e bonitinha. 

Mas e os pontos estrategicamente localizados ao ser redor. Como ficam? Não adianta construir um belo estádio se não temos suporte para os demais setores.
Em um País visivelmente castigado pelas ações dos nossos políticos, o que podemos esperar? 

Vamos partir do pressuposto que a Arena já esteja pronta. Todo o dinheiro investido nela e etc. Daí vem o meu questionamento e a minha opinião para você, leitor. 

·       *  Como fica a questão da segurança? Sim, porque a Copa é um evento Mundial.

·       *  Como estão as vias de acesso para deficientes?

·      *   Como estão organizados os nossos aeroportos? Estão realmente prontos?

·       *  Como estão os hotéis? Existem leitos suficientes?

·      *   Como está a questão dos estacionamentos?

·       *  Os bombeiros, enfermeiros, médicos e pessoas da saúde estão totalmente preparados e foram profissionalizados?

·      *   Como não denegrir a natureza?

·      *   Como ficará a situação de alguns moradores que foram “expulsos” de suas casas para que estádios fossem erguidos? (A nível geral do País)

·      *   Como ficam os estádios no pós copa? Elefantes brancos ou terão alguma Herança deixada?

·       *  Como está o Planejamento Turístico?


Esses são alguns dos vários questionamentos que podem ser feitos. A Copa não é submetida e vinculada apenas aos estádios que serão feitos. Existem inúmeros setores que devem ser supervisionados, melhorados e até mesmo mudados.

O que eu vejo são algumas pessoas “comemorando” (em todo o país) a construção dos estádios e não se questionam como ficarão as cidades após os 32 dias de jogos.

Não basta ir longe para lembrar algo parecido. Em 2007 ocorreu os Jogos Pan Americanos, na cidade do Rio de Janeiro. E aí?! Qual foi a herança deixada após o evento? Houve melhoria nos setores dos quais foram destacados no texto? O que nos faz pensar que na Copa será diferente? Não sou discrente. Apenas um cidadão que busca analisar todos os pontos que um evento desse porte pode trazer e os benefícios que poderão gerar ao País. Financeiramente falando pode ser uma boa. Mas por 32 dias. E o financeiramente falando após esse tempo?

São inúmeros os aspectos que devem ser analisados. Lembrando que 2016 vêm aí e com ele as Olimpíadas. É esperar pra ver ou ainda podemos ter voz ativa para “mudar” e reivindicar algumas coisas?

Ah, é claro que o texto não poderia deixar de relatar os preços dos ingressos. Com os estaduais custando em media 40 (leia-se campeonato Potiguar), quanto você acha ilustre torcedor, que será cobrado por um ingresso de Copa do Mundo? Caro, né?

Esse processo nada mais é, em minha opinião, do que uma higienização social. Os “burgueses” sendo colocados ali na frente do espetáculo e a população de um modo geral sendo afastada. Tudo começa com uma simples reforma para diminuir e melhorar os estádios (vide maracanã, Mineirão). Deu mais conforto? Claro! Mas a antiga GERAL sumiu e camarotes por cima de camarotes foram feitos.

E onde ficam as pessoas que não podem pagar por altíssimos preços? De fora dos jogos? De fora de um torneio que voltou ao Brasil após 64 anos? Muitas são as teorias de que com a diminuição da capacidade de público a melhora como um todo será benéfica para todos. Será mesmo?

Irei esperar ansiosamente para ter o privilégio de, daqui a dois anos escrever um texto totalmente inverso a este. Espero que sim!

É um problema de todos. Pense nisto!




Por: Raniery Maciel Vítor Medeiros. Em: 27/02/2012. Objetivo: www.ligadosfm.com

Este texto pertence ao blog Ligados FM - Confira: http://www.ligadosfm.com/#axzz1mE8jqRjf

Confira meu último trabalho: http://www.ligadosfm.com/2012/02/10-coluna-esportiva-pratica-de-esportes.html#axzz1nakn8Zi4



Postar um comentário