14ª Resenha Crítica - Suspeitas de um Mistério


Saudações, leitores! Como prometido, hoje resenharei Suspeitas de um Mistério, obra de estreia do escritor mossoroense Thiago Jefferson dos Santos Galdino. Na orelha da contracapa, diz-se, sobre o autor: "Nascido em Mossoró/RN, Thiago Jefferson dos Santos Galdino sempre foi apaixonado por literatura. Empolgava-se ao entrar nos encantadores mundos das palavras, e sonhava em criar universos, brincar com a imaginação das pessoas através dos livros, tornar-se escritor. Começou a esboçar sua primeira história aos doze anos como passatempo, vindo a iniciá-la anos mais tarde. Escritor autodidata, busca inspiração nas coisas simples da vida, com um olhar observador e reflexivo em tudo que o rodeia, pois qualquer detalhe pode ser o suficiente para uma boa criação literária".

O livro conta a história de dois irmãos de treze anos de idade, Saulo e Pedro, que são exímios espiões-mirins. Na primeira cena, os dois estão a espiar os vizinhos, o que já nos dá uma impressão sobre quem são os protagonistas. Eles são curiosos e não deixam passar quaisquer fatos, por mais sutis que sejam. Os jovens recebem uma carta de sua tia Daura, pedindo que visitem a sua fazenda, pois o tio fdos garotos está com problemas financeiros. Quando chegam à fazenda, os dois desconfiam de muitas coisas, a começar pelo estranho comportamento do seu tio, que todos os dias vai ao bananeiral e não traz bananas para casa. Estranho também é que a bananeira diante da qual ele fica não dá frutos. E isso é só o início do problema. Muito mais fatos estranhos sobre o tio deles ficarão evidentes e os levarão a seguir cada passo seu.

Não sei dizer se o autor é um ótimo criador ou um imitador ainda melhor , pois os personagens são tão reais que dão a impressão de serem de carne e osso, existentes no nosso mundo. Suas ações, pensamentos e histórias são todos de pessoas comuns, do tipo que podemos encontrar facilmente. A curiosidade dos dois irmãos não é tão diferente daquela curiosidade típica da juventude. Essa simplicidade é realmente fascinante.

O que eu mais gostei foi a estrutura do enredo. Imagino que o autor seja familiarizado com as obras de Arthur Conan Doyle e Agatha Christie. Talvez até Simenon. Tal como nas histórias de Sherlock Holmes, temos as coisas mais aparentemente banais como pontos cruciais à reviravolta. "Os pequenos detalhes são os mais importantes", já diria o detetive inglês. Sem a viagem de Saulo a Boston para fazer sua cirurgia, por exemplo, teria sido impossível - ou no mínimo mais complicado - chegar à solução do enigma; e se os garotos não tivessem recebido um específico jogo do Game Boy, igualmente! Pode-se dizer que um quebra-cabeça foi montado com peças encontradas ao acaso.

Certamente, Suspeitas de um Mistério agradará aos fãs de romances policiais. Eu espero que Thiago Galdino escreva mais histórias com a dupla de investigadores, pois a mim eles conseguiram conquistar e sei que são capazes de resolver casos muito mais complicados antes de exaurido seu potencial.

Autor: André Marinho
Criação: 03/03/2012
Objetivo: www.ligadosfm.com
0