Pages - Menu

24 de mar de 2012

17ª Resenha Crítica - O Livro do Cemitério




Olá, leitores! Como estão? O livro a ser resenhado hoje é O Livro do Cemitério, de Neil Gaiman (autor de Sandman, Coraline, Deuses Americanos, entre outros), inspirado pelo Livro da Selva e situado em um cemitério. O livro é vencedor de quatro prêmios literários e foi indicado a mais outros dois. De fato, é uma obra muito apreciada pela crítica (e também pelo público) e por isso não poderia deixar de ser citada aqui no Ligados.

O livro conta a história de Ninguém Owens, que ainda bebê conseguiu fugir engatinhando de casa até o cemitério após ter perdido a sua família. Foi adotado por um casal de fantasmas, que lhe batizaram por Ninguém, sendo justificado esse nome pelo fato de ele "não parecer ninguém, senão ele mesmo". O curador do Cemitério, Silas, que é descrito como não pertencente ao mundo dos vivo nem ao dos mortos, decide ser guardião da criança, dando-lhe roupas, alimentos e o que mais fosse necessário.

Por ordem de Silas, o pequeno é proibido de sair do cemitério, afinal estará arriscando sua vida ao pôr-se à vista daquele que assassinou sua família, o homem Jack. Então, ele cresce como uma criança normal, exceto pelo fato de ele ter pais fantasmas e ter o cemitério como sua vizinhança. Aprende com Silas, com o Sr. Pennyworth e com seus pais algumas habilidades sobrenaturais que os ajudam bastante em sua vida no cemitério, dentre as quais caminhar por sonhos e desaparecer.

Em sua estranha comunidade de mortos, Ninguém conhece fascinantes figuras, como Caius Pompeius, um fantasma que viveu sob o Império Romano e é um dos mais velhos entre os fantasmas. Uma amiga (viva) que o jovem Ninguém faz em suas andanças é a Scarlett, menina de sua idade que visitava o cemitério com seus pais - que pensam que ele é um amigo imaginário, pois não há quem se chame Ninguém.

O jovem é curioso sobre a morte de sua família, e trabalha intensivamente em busca de respostas. O que ele não calcula, por sua falta de experiência de vida, é que essa busca poderá ser muito perigosa para ele e também para sua amiga Scarlett...

Com toda a maestria do Neil Gaiman em escrever histórias de fantasia, o Livro do Cemitério é uma obra-prima. Mistério, terror, fantasia, drama... Todos esses elementos se combinam em uma única história que pode ser lida por todas as idades sem que se perca a apreciação. Aquela estética sombria e ao mesmo tempo cômica e alegre, típica do autor, é garantia de uma boa apreciação por qualquer público. A não ser que você tenha medo até de fantasmas bonzinhos que adotam crianças órfãs. Coisa que, aliás, não assusta nem mesmo as crianças que leem o livro.

O livro pode ser adquirido na Livraria Cultura por R$ 39,50.

Autor: André L. R. Marinho
Criação: 24/03/2012
Objetivo: www.ligadosfm.com
Postar um comentário