Pages - Menu

30/03/2012

18ª Resenha Crítica: Em Busca de Sentido


Boa tarde, caros leitores. Como estão?

Antes de qualquer outra coisa, gostaria de agradecer a minha amiga Stephany Campanelli por ter me presenteado com esse livro maravilhoso. A ela dedico esta resenha.

Resenharei hoje uma
introdução à logoterapia e relato pessoal de um psicólogo que esteve em campos de concentração: Em Busca de Sentido, livro do psiquiatra austríaco Viktor E. Frankl.

O título se
livro se divide em três partes: "Em busca de sentido" e "Conceitos fundamentais da logoterapia" e "A tese do otimismo trágico".

Na primeira parte, Viktor Frankl relata sua experiência nos campos de concentração da alemanha nazista.
Viktor conta-nos desde a sua chegada a Auschwitz até sua libertação ao final da guerra. No campo de concentração é surpreendente que na atmosfera mórbida seja possível ver sorrisos e grandes esperanças, mesmo que muitas delas frustradas. O autor consegue passar muito bem ao leitor os seus sentimentos, de tal forma que podemos senti-lo.

Desde o ingresso ao campo de concentração até a liberdade, questões existenciais tomam conta dos prisioneiros: "Por que eu? Que sentido tem meu sofrimento? Quando será que estarei livre?". O mais impressionante, no entanto, não são as perguntas feitas, mas os mais variados sentimentos que surgem desse absurdo. Alimentando-se de sopa rala e dormindo amontoados, surge a irritabilidade e o desejo de solidão. Muitos conseguem vencer a situação com o humor; outros com os sonhos de liberdade; há também quem rememore a vida antes da prisão para escapar do sofrimento; e, por que não, há arte no campo de concentração (poemas, teatros improvisados...). Mas felicidade mesmo é ser poupado das câmaras de gás, para o qual era necessário se manter com aparência jovem e mostrar-se capaz de continuar a trabalhar.

A sua experiência, diz Frankl, fez com que ele compreendesse o ser humano em seu estado mais puro. No campo de concentração, viu prisioneiros de grande bondade, quando privilegiados pela SS com postos de capatazes, se tornarem mais cruéis que os capatazes da SS, mesmo sabendo que os outros prisioneiros eram, acima de tudo, seus companheiros de sofrimento. De forma sintética, Frankl nos diz que há apenas duas raças humanas: as das pessoas direitas e das pessoas torpes, mas nenhuma delas é uma raça pura, possuindo características da outra. "O que é, então um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás; mas também é aquele que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios".

Na segunda parte do livro, o autor usa suas experiências para lançar as bases da logoterapia, sistema teórico da psicologia que busca o tratamento do paciente num processo que lhe traga uma plenitude existencial. Ele fala sobre a vontade de sentido no ser humano, o sentido da vida, o sentido do sofrimento. Rompe com a visão freudiana que as neuroses têm como fontes somente frustrações sexuais; dizendo que também, e principalmente, em vazios existenciais surge a neurose. Viktor Frankl tem por objetivo tornar a psiquiatria, e a psicologia também, mais humanista. Para tanto, compreende as necessidades mais básicas do ser humano, que vão muito além daquilo que lhes afeta imediatamente.

Na parte final, "A tese do otimismo trágico", Viktor E. Frankl conclui sua obra falando sobre a "tríade trágica" (dor, culpa e morte) e explica porque, mesmo diante dela, não se deve renunciar à vontade de viver.

A leitura de Em Busca de Sentido certamente transformará profundamente o seu modo de ver a vida, em especial os momentos de sofrimento. É um dos livros mais emocionalmente poderosos que se pode ler; para alguns, pode ser até o início da cura dos problemas que os afetam diariamente. Cura ou não, sua leitura é indispensável a qualquer um que se considere humanista, pois ele capta a natureza humana de forma louvável.

Em Busca de Sentido pode ser adquirido por R$ 38,30 na Livraria Cultura (R$ 30,64 para os participantes do programa +cultura) ou na Livraria Saraiva.

Autor: André Marinho
Criação: 31/03/2012
Objetivo: www.ligadosfm.com
Postar um comentário