19º Ensaio Cultural - Celebrando a Literatura, ou: Onde Está o Dia de Brás Cubas?


Olá, caros leitores. Este é mais um domingo para conversar com vocês sobre literatura. Hoje, sobre celebrações literárias. Este é um tema que pouco discutido, talvez por falta de conhecimento da existência deles ou por excesso de domiciliarização da experiência literária (ou seja: o hábito de deixar a literatura em casa, em uma poltrona na qual se fuma um cachimbo enquanto se lê). Mas é fato: escritores e obras literárias são motivo de festa! Não me refiro de nenhuma noite do solteiros com cantadas à moda Shakespeare ou de raves com as canções de Robert Burns em versão eletrônica, embora não duvide da existência de tais coisas. Eu me refiro a celebrações que mantém a tradição literária viva na memória coletiva. 

Ontem, por exemplo,dia 16 de Junho, foi o Bloomsday, dia no qual a Irlanda e vários outros lugares do mundo celebram a vida e a obra de James Joyce. A literatura de James Joyce se desprendeu das páginas e veio para todo o ocidente, até mesmo para os que nunca o leram, com uma celebração que acontece hoje no mundo inteiro: Hungria, Itália, Austrália... Em Dublin, a comemoração já é uma tradição e toma conta das ruas com leituras dramáticas, pessoas vestidas como personagens do livro entre outras coisas em todo o percurso seguido por Leopold Bloom e Stephen Daedalus no livro Ulisses. Mesmo em Natal, há mais de vinte anos existe o Bloomsday, que atualmente se concentra na UFRN. Isso tudo é fantástico, pois mostra que nem só de poltrona e cachimbo vive a literatura.

É óbvio que não é exclusividade de James Joyce ter um dia em sua homenagem. Da mesma forma que a Irlanda comemora o Bloomsday, na Inglaterra celebra-se a obra shakespeariana no Shakespeare Day, no dia 23 de Abril, dia que se presume ser o da morte do bardo inglês. A cidadezinha inglesa Stratford-upon-Avon de Warwickshire, na qual nasceu Shakespeare, é o local. Desde a Holy Trinity Church segue uma procissão até o túmulo do dramaturgo. Artistas performáticos de vários tipos fazem seu trabalho para homenagear Shakespeare: dançarinos, atores, músicos... Nas escolas da cidade, Shakespeare toma lugar das aulas regulares.

Não podemos nos esquecer ainda de Tolkien Week, Dia da Toalha, Hemingway Days e Tom Sawyer Fence Painting Day, entre várias outras execuções  de festividades locais a ações mundiais. Vocês, leitores e leitoras, podem pesquisar mais sobre estes. Sei que adorarão conhecê-los.

Ao ver tudo isso, eu me regozijo. Ao mesmo tempo, me preocupa que eu não conheça relacionado a autores brasileiros celebrações com a mesma força. Por que não um Dia de Jorge Fernandes ou de Auta de Souza, poetas tão importantes do nosso estado? Nacionalmente, por que não fazemos um Dia de Brás Cubas, homenageando o magnum opus do célebre Machado de Assis, que por Harold Bloom foi colocado como um dos maiores escritores do cânone ocidental? Com uma grande admiração principalmente pelos mais jovens, Álvares de Azevedo poderia ser festejado como símbolo das fortes paixões adolescentes. Ora, seria fantástico que literatos como nós fizéssemos com que esses talentosos escritores que tivemos recebessem hoje esse tratamento. Da minha parte, prefiro que não se recorra ao governo, pois não precisamos de grandes recursos: precisamos de iniciativa. Esse é um fardo que cabe principalmente a nós amantes da literatura, principalmente os professores. Estes poderiam iniciar o processo nas escolas, como algo bem informal em datas relacionadas aos nossos grandes escritores. É importante que seja informal e principalmente animador.  

Agora que já dei as minhas sugestões, amigos leitores, quero que me falem sobre autores e obras nacionais ou locais que vocês creem merecem um dia de homenagem. Juntos, podemos decidir isso hoje mesmo e logo começar a trabalhar para que se realize, mesmo que seja com pequenos grupos. Conto com seus comentários e acima de tudo com a força de vontade daqueles que tenham esse mesmo ideal de formação de uma consciência literária forte no país. 

Autor: André Marinho
Objetivo: www.ligadosfm.com
Criação: 17/06/2012
0