24ª Resenha Crítica - O Livro de Ouro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis



Olá, leitores. Hoje teremos mais resenhas que crítica, pois meu tempo está curto. Hoje falarei sobre O Livro de Ouro da Mitologia, clássico de Thomas Bullfinch. É uma das mais completas compilações de mitos de tradição oral e escrita. 

Da Grécia, o livro nos traz os mitos de Promoteu, Pandora, Pigmalião, Cupido e Psiquê, entre outros. Da Inglaterra medieval, Beowulf. Viajando pela mitologia nórdica, o roubo do martelo de Thor e a morte de Baldur, entre outras histórias, são engenhosamente recontadas. Criaturas míticas como o Basilisco, o Unicórnio e a Fênix - bem como lugares mitológicos como o Valhalla e episódios épicos como a guerra de Tróia - também estão lá. Contudo, não é só do mundo ocidental que se serve a obra, pois há um capítulo sobre a mitologia oriental.

O livro com sucesso reconta os mitos de diversas origens, instigando-nos a conhecer mais e mais sobre mitologia. Aos já iniciados, é material de rápida consulta muito eficiente, pois contém um índice onomástico. Já o usei diversas vezes como material de consulta enquanto escrevia meus ensaios. Para buscar representações mais antigas de arquétipos ou relembrar heróis, diversas vezes a ele recorri. É um compêndio que merece estar na sua biblioteca. Pode-se reclamar que o livro não é profundo, pois tem muitas informações e trata de muitos mitos, mas nenhum com uma visão acadêmica. Mas, nada disso foi necessário para que se tornasse um dos livros mais recomendados em escolas e universidades do mundo todo como fonte em matéria de mitologia.

Fica aqui a recomendação da edição Martin Claret, à venda no Submarino por R$ 19,90. Clique aqui para ir à página da oferta.
0