Pages - Menu

2 de nov de 2012

17ª Entrevista Literária - Bento de Luca

Bento de Luca é o pseudônimo dos autores Gustavo Almeida e Marcelo Siqueira. Nascidos em São Paulo em 1986 e 1987, respectivamente, e formados em Gestão Ambiental (Almeida) e Naturopatia (Siqueira), os primos se interessaram pela literatura desde cedo, e durante nove anos escreveram juntos alguns rascunhos que, posteriormente, se tornariam no livro “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo”, o primeiro de uma trilogia, o qual se tornou a segunda obra mais vendida da editora Novo Século.

Os Autores Gustavo e Marcelo

Ligados: Bento de Luca é o pseudônimo dos autores Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida. De onde surgiu este nome e a ideia de se criar uma obra a dois? Houve conflito de opiniões em algum momento ou a escrita ocorreu de forma pacífica? 

Bento de Luca: Crescemos juntos e sempre compartilhamos das mesmas ideias! Esse desejo de criar um universo só nosso, de escrever um livro, surgiu na infância. Foi algo que cresceu dentro da gente ao mesmo tempo! Escrevemos juntos, portanto, desde a adolescência. Resolvemos adotar um único pseudônimo, pois utilizamos a ideia de que nosso livro é uma total fusão de nossas mentes, e que seria, portanto, terminantemente impraticável separar isso. Sobre a questão dos conflitos, podemos dizer que todo o processo fluiu de forma muito agradável. Nunca tivemos qualquer tipo de desentendimento, ou conflito de opiniões. No momento em que tivermos algum problema com relação a isso, algo estará errado! É preciso que haja uma “conexão”, e uma busca constante para mantê-la, caso contrário, não fluirá! 

Ligados: Quando surgiu essa paixão pela literatura, e por que se tornar escritores? 

Bento de Luca: Em 2001 fomos ao cinema assistir “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Nessa ocasião é que tivemos o grande estalo do tipo “Vamos bolar uma história só nossa! Vamos criar o nosso mundo!” De lá para cá desenvolvemos vários contos, várias histórias e roteiros; iniciamos alguns livros, mas nunca terminamos... E, sem grande maturidade literária, deixamos o sonho descansar um pouco em nossas almas. Foi no final de 2009 que resolvemos tirá-lo da gaveta. Com esse desejo fortemente digerido em nossas mentes, iniciamos uma nova história... Assim nasce o “O Príncipe Gato”! Posso concluir então dizendo que a J. K. Rowling foi a responsável pelo nosso interesse na Literatura, em especial na Literatura Fantástica, e consequentemente, pela escrita.

Ligados: “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo” é o primeiro livro de uma trilogia infantojuvenil que reúne contos e histórias fantásticas. Como funcionou o processo de escrita? Qual o enredo da obra? 

Bento de Luca: Eu diria que o processo de escrita fluiu como as águas de um rio. Temos grande afinidade. Crescemos juntos! Nossas ideias são sempre muito parecidas e complementares. O fenômeno da telepatia às vezes acontece também! (Risos) Mas falando diretamente sobre a mecânica de criação em si, a estruturação do livro, o roteiro, a composição dos personagens, tudo é feito em conjunto. Não existe aquilo de “Ah, você cria um personagem e eu crio outro!”, não, tudo é desenvolvido pelos dois. Com o roteiro bem arquitetado, mergulhamos nos capítulos individualmente, em uma ordem preestabelecida, mas, de todo modo, cada capítulo acaba passando pelas mãos dos dois. No final das contas tudo fica homogêneo; e isso é muito importante! O primeiro volume da trilogia “O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo” conta a jornada de um viajante felino que veio através de um portal dimensional - um Buraco de Minhoca - do reino de Marshmallow para São Paulo, em busca de uma lendária ampulheta. A relíquia é a única capaz de salvar o reino do nobre Príncipe Gato que está à beira da destruição. Aqui na cidade ele acaba recrutando para a missão um jovem humano e um sábio roedor. Juntos eles iniciam a jornada em busca da Ampulheta do Tempo, mas logo eles percebem que não são os únicos que desejam a relíquia sagrada, o que acaba desencadeando uma série de problemas. 

Ligados: Vocês imaginavam que a recepção do livro seria tão positiva por parte dos leitores, tornando-o uma das obras mais vendidas da Novo Século? 

Bento de Luca: Até o presente momento o feedback que estamos recebendo não poderia ser melhor! Estão surgindo dezenas de resenhas pela internet extremamente positivas. Com frequência recebemos comentários nas redes sociais, como facebook e twitter, além de vários e-mails! Estamos bastante empolgados com essa receptividade calorosa. Estivemos apenas três dias na Bienal do Livro de São Paulo, e foi uma grande felicidade ver o “O Príncipe Gato” como o segundo mais vendido da Novo Século. Só temos a agradecer por todo o carinho dos leitores. 

Ligados: Quais autores influenciam as suas produções literárias? 

Bento de Luca: J. K. Rowling (Harry Potter); C. S. Lewis (Crônicas de Nárnia); J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis); Rick Riordan (Percy Jackson); Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas); Philip Pullman (Trilogia Fronteiras do Universo)... São muitos livros e autores literalmente fantásticos! Aqui no Brasil citaria: André Vianco, Eduardo Spohr, Raphael Draccon... Tem muitos autores nacionais de alta qualidade surgindo por aqui. Isso é realmente uma grande vitória! Tem um novo quadro de autores que realmente vale à pena conferir. São eles: Marcel Colombo, Reginaldo Fazio, Khêder Henrique, Ana Macedo, Leandro R. S. Filho, Willian Donadon... Não tenho como citar todos!

Ligados: Sabemos que engajar-se no mercado literário e divulgar a obra satisfatoriamente é um processo bem mais árduo que a própria criação do livro, e isso muitas vezes é desconhecido pelo autor estreante. Foi difícil encontrar uma editora? Quais os maiores empecilhos no caminho? 

Bento de Luca: Esse tema pode render um livro! (Risos) Ser um escritor não é um “caminho” fácil! Encontrar uma editora é uma tarefa, muitas vezes, complicada! Mas é preciso acreditar. Existem muitas editoras aproveitadoras; outras que nem querem saber de você... Seria um milagre, portanto, se disséssemos que foi rápido e fácil! Acredito que pouquíssimos tem essa sorte! Enviamos o nosso livro para mais de 20 editoras. Felizmente, após um ano e meio de muita procura, fechamos contrato com a editora Novo Século, sob o selo “Novos Talentos da Literatura Brasileira”! E assim o Príncipe Gato comemorou a conquista! Publicar um livro é apenas um degrau alcançado de uma longa escada espiralada. Ganhar destaque, se manter na mídia, é uma tarefa árdua que, como bem apontado na pergunta, o autor estreante não costuma ter consciência. A divulgação é a grande ferramenta que definirá quais autores ficarão pelo caminho e quais conseguirão atingir o ponto almejado. 

Ligados: Alguma dica aos próximos escritores? 

Bento de Luca: É uma dica aparentemente muito simples, mas quando se vive de fato nesse universo literário, acaba se tornando quase como um mantra: “Nunca desista dos seus sonhos!” E, como postamos recentemente no facebook “Ao impossível e além”! 

Ligados: Existe algum projeto em andamento, além da trilogia “O Príncipe Gato”? 

Bento de Luca: Já estamos trabalhando em cima do segundo volume da trilogia “O Príncipe Gato e a Flor-Cadáver”! Na realidade já temos o “esqueleto” completo da trilogia, o que é importante para enlaçar toda a trama. Esse segundo volume será um pouco maior com relação ao primeiro! O que posso revelar é que ele será ambientado em Marshmallow, o reino do Príncipe Gato, e que alguns pontos que ficaram “meio sem respostas” serão revelados. Essa é a grande graça de trilogias e séries. Os leitores podem esperar personagens nunca antes imaginados; uma história bem diferente, recheada de aventura e um ritmo alucinado do começo ao fim! 

Ligados: Rascunhos de algum projeto solo? 

Bento de Luca: Nosso foco no momento está voltado para a trilogia “O Príncipe Gato”, em terminar os próximos dois volumes. Mas com certeza não pararemos depois disso, novos projetos com Bento de Luca (Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida) surgirão. Mas temos nossos projetos individuais também, que estão guardados, apenas esperando o momento oportuno para a publicação. 

Perguntas rápidas: 
Autor(a): J. K. Rowling;
Ator(Atriz): Johnny Depp;
Site: www.oprincipegato.com.br; 
Banda: 30 Seconds to Mars;
Música: This is War;
Filme: As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa.

Links na internet: 
Twitter: @oprincipegato;

Links dos seus produtos nas lojas onlines: 
Saraiva: Aqui
Submarino: Aqui
Cultura: Aqui
Siciliano: Aqui.

Ligados: Gostariam de encerrar com algum recado? 

Bento de Luca: Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer o espaço cedido pelo blog Ligados FM! Para os leitores do blog fica o convite para que permaneçam com o Príncipe Gato e que mergulhem de cabeça nessa lenda! Grande abraço a todos!


Autor: Thiago Jefferson - Criação: 02/11/2012 - Objetivo: www.ligadosfm.com
Postar um comentário